quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Conhecendo o PH dos Produtos


Olá meninas, hoje vou falar se um assunto muito importante para a saúde dos nossos cabelos, como vocês já sabem eu não sou muito fã de shampoo anti-resíduos, e o principal motivo  é exatamente esse, o PH (Potencial Hidrogeniônico).

Antes de escolhermos os produtos que iremos utilizar em nossos cabelos, temos que verificar o PH do produto e entender sua função.

Um produto com PH muito alto abre as escamas dos fios retirando não só a sujeira, mas a gordura natural do cabelo e suas proteínas, se essas escamas não forem fechadas corretamente os cabelos ficam porosos, ressecados e muito provável que com pontas duplas. Já os produtos com PH mais baixo ajuda a fechar as escamas dos cabelos selando o fio e evitando que o mesmo perca suas propriedades (inclusive as químicas como progressivas e tinturas).

O PH é medido numa escala de 0 a 14, onde basicamente 7 seria o neutro, menos que isso ácido e mais que 7  alcalino. 

O problema é que muitas pessoas se baseia nesta escala para escolher seus produtos sendo que o PH do cabelo é 5, ou seja um shampoo neutro para cabelos seria 5 e não 7, pois acima de 5 abrirá as escamas dos cabelos (ex. shampoo anti-resíduos são sempre acima de 7 ou seja, muuuito alto para os cabelos) já os condicionadores precisa ser abaixo de 5 para fechar corretamente essas escamas. Então se tratando de cabelos 7 ainda é muito alto, o ideal para um shampoo é 4,5 a 5,5, ou seja, o mais próximo do 5 possível,  mais que isso abrirá muito as escamas dos fios. Já um condicionador, 3.5 a 4.5 está ótimo, este necessariamente precisa ser abaixo de 5 para não comprometer a estrutura dos fios. 

Hoje as empresas então adequando seus produtos dentro dessas necessidades e hoje em dia é comum encontrarmos estas informações nos rótulos das embalagens o que facilita muito nossa vida :P

Para os produtos que não tem esta especificação é possível medir seu PH através de fitas medidoras de PH,  eu particularmente nunca utilizei mas é uma boa opção para quem ficou curiosa para saber se seus produtos estão de acordo com o PH indicado. 

E vocês, costumam verificar o PH dos produtos capilares? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário